O elevador monta carga para restaurante pode ser a solução que o seu empreendimento precisa para agilizar o trabalho e otimizar tempo.

O elevador monta carga industrial é comumente usado em diversos tipos de empresas e estabelecimentos, por ser a melhor opção de transporte de produtos dentro do ambiente de trabalho.

Se interessou por esse assunto? Então leia este artigo até o final para saber tudo sobre o monta carga!

O que é elevador monta carga?

O monta carga trata-se de um elevador para cargas pequenas, que oferece funcionalidade no transporte vertical para diferentes tipos de negócio.

Ele é ideal para transportar alimentos, pratos, papéis, documentos e outros materiais de pequeno porte, dessa forma, é muito utilizado por:

  • Restaurantes;
  • Açougues;
  • Farmácias;
  • Padarias;
  • Supermercados;
  • Bares e Lanchonetes;
  • Escritórios;
  • Hospitais;
  • Bibliotecas;
  • Laboratórios.

Benefícios do Monta Carga

O monta carga oferece grandes benefícios no ambiente de trabalho. Confira a seguir os principais deles:

  • Aumento da produtividade e otimização do trabalho

Sem dúvidas, esse é o maior benefício que o elevador monta carga oferece. Pense na quantidade de tempo que os funcionários gastam subindo e descendo escadas para transportar utensílios… com o auxílio deste equipamento, eles terão tempo para desempenhar outras tarefas mais importantes, evitando que tenham um desgaste desnecessário e tornando o trabalho mais eficiente.

  • Alta resistência e durabilidade

Esse tipo de elevador é um excelente investimento, pois oferece alta durabilidade, proporcionando resultados satisfatórios por um longo período.

Adquirindo o seu monta carga, você terá a certeza de que sua equipe de colaboradores será mais produtiva por vários anos.

  • Fácil instalação

Esse é um dos tipos de elevadores de carga vertical que pode ser implementado em qualquer tipo de empresa e o melhor de tudo é que a instalação é feita em poucos dias.

Pensando a longo prazo, seu investimento será convertido em um aumento significativo dos ganhos futuramente, garantindo mais eficiência nas entregas.

Além do mais, o manuseio é muito simples e o equipamento exige baixa manutenção. O elevador só funciona se a porta estiver completamente fechada, para garantir que os produtos não caiam durante o deslocamento.

A Espel realiza a instalação desse tipo de equipamento seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que possuem a finalidade de garantir a segurança.

  • Personalização

O elevador monta carga é planejado e projetado de forma customizada para cada empresa, a fim de atender as necessidades específicas e logística de cada uma.

O projeto pode variar de acordo com as dimensões, material e número de paradas necessárias, dependendo da quantidade de andares do prédio. Outra opção de personalização é a definição das dimensões do cesto, de acordo com os objetos que serão transportados.

  • Aumento da segurança

De fato, um dos mais importantes benefícios que esse equipamento de transporte vertical de cargas oferece é a segurança dos colaboradores, que deve ser uma preocupação constante dos gerentes.

Acidentes em locais de trabalho não são incomuns, ainda mais quando o ambiente possui escadas. Assim, o monta carga diminui as chances de os funcionários escorregarem, caírem e sofrerem lesões durante o transporte de utensílios.

Isso sem contar que minimiza também o risco de os colaboradores desenvolverem problemas de saúde decorrentes do carregamento de peso.

Adquirir este tipo de elevador é pensar no bem-estar dos membros de sua equipe, o que fará com que eles se sintam valorizados e, consequentemente, trabalhem mais satisfeitos.

  • Ganho de espaço

O monta carga otimiza o espaço da empresa, desta forma não é preciso se preocupar com o mapeamento do local a fim de projetar um percurso mais fácil aos colaboradores, porque o elevador se encarregará de fazer o transporte sozinho.

Onde usar o elevador monta carga?

Este tipo de elevador pode ser utilizado em diferentes locais, pois é pequeno e se adapta a todas as empresas. Assim, os mais diversos tipos de estabelecimentos podem usufruir do monta carga.

Qualquer local que necessitar facilitar o deslocamento de peças, objetos, alimentos ou produtos, independentemente do tipo negócio, pode se beneficiar dessa tecnologia.

O monta carga para restaurante é apenas um dos usos do monta carga, mas ele também é comumente utilizado em Indústrias, comércio em geral, hospitais, clínicas, shoppings, prédios comerciais e residenciais estão na lista de locais que combinam com o equipamento. Ressaltamos que a funcionalidade desse elevador faz com que o uso dele seja ideal, principalmente para restaurantes.

Elevador monta carga para restaurante

Um elevador de carga para restaurante oferece mais funcionalidade, principalmente em momentos que há um grande fluxo de pessoas fazendo pedidos, como no horário de almoço e jantar.

Além de alimentos, é possível transportar também caixas, talheres, pratos, copos e demais utensílios necessários na cozinha, contanto que não ultrapasse a capacidade máxima do modelo do elevador escolhido.

Assim, este equipamento ajuda a evitar atrasos na entrega dos pratos, oferecendo produtos na temperatura ideal que devem ser servidos, gerando mais satisfação aos clientes, melhorando a reputação do estabelecimento e fazendo toda a diferença no restaurante.

É uma solução muito prática para qualquer restaurante que possua mais de um andar e evita transtornos e confusões. Vale lembrar que o elevador não atrapalha ou polui o visual do restaurante, pois é totalmente adaptado para que não fique tão evidente e visível para o público em geral.

Diferença entre elevador de carga e monta carga

Muitos confundem elevadores monta carga com elevadores de carga. É preciso lembrar que estes últimos são maiores e usados especialmente em setores que precisam transportar grandes cargas, como indústrias.

Um elevador de carga consegue suportar até 5000 kg ou mais, dependendo do modelo e especificações, e são bastante robustos para que não haja danos durante o processo de carga e descarga.

Como funciona o elevador monta carga?

O funcionamento é muito simples: basta colocar os produtos na base do elevador, fechar a porta com segurança e apertar o andar desejado para que seja transportada a carga até ele.

É possível colocar vários produtos de uma vez, mas sempre se atentando à capacidade máxima do equipamento.

Manutenção do Monta Carga

O elevador monta carga geralmente não necessita de muitas manutenções, mas deve passar por manutenção preventiva sempre que necessário, de acordo com as recomendações do fabricante.

É válido sempre ficar atento ao funcionamento do mesmo e, caso haja algum estranhamento, recorrer a empresa de elevadores responsável para que o problema seja corrigido a partir da manutenção corretiva.

A Espel oferece mão de obra qualificada e profissionais aptos 24 horas para atendê-lo, auxiliando na troca de peças e outras necessidades que surjam, sempre com máxima agilidade para que o transtorno seja o menor possível.

Como escolher a empresa ideal para instalação e manutenção do Monta Carga?

Por ser um elevador pequeno e que não transporta pessoas, há quem acredite que qualquer empresa de elevadores pode fazer o serviço de instalação.

Mas, não é bem assim, uma vez que existem algumas exigências e normas da ABNT que devem ser implementadas na fabricação.

Por isso, escolha uma empresa renomada, que possua profissionais experientes e esteja apta a realizar a instalação com eficiência e seguindo as normas de segurança.

Ressaltamos que além de atender a todos esses requisitos, a Espel também possui elevadores monta carga com design moderno e máxima qualidade para garantir a longa durabilidade do equipamento.

O que considerar ao avaliar o custo de um elevador monta carga?

Para avaliar o custo do equipamento é preciso levar em conta alguns fatores, tais como:

Qualidade da empresa que fabrica o elevador

Para que o funcionamento do monta carga atenda às suas expectativas e seja seguro, é preciso que a empresa contratada preste serviços de excelência.

Tal fator, de certa forma, impacta no custo do equipamento, assim como a personalização dos itens. Lembre-se de que nem tudo o que é caro é bom, mas as vezes o barato também pode sair caro!

Avalie a experiência técnica no mercado e a opinião de outros clientes sobre os produtos para te dar mais segurança na hora de escolher a empresa fabricante ideal.

Suporte e serviços de manutenção para o elevador monta-carga

Outro fator que deve ser considerado ao escolher a fabricante ideal são os serviços de manutenção, isso porque uma assistência técnica especializada é imprescindível para que a máquina seja utilizada com tranquilidade e segurança.

Ressaltamos aqui que a manutenção preventiva deve ser realizada sempre que necessário para apresentar o melhor desempenho durante o transporte dos objetos. Em caso de solicitação da manutenção corretiva, é importante que a empresa de elevadores esteja disponível 24h por dia, para minimizar os transtornos.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é com relação às peças que a empresa de elevador trabalha, pois necessitam ser certificadas para assegurar o bom funcionamento do equipamento.

Elevador monta-carga elétrico x monta-carga hidráulico

Seja elétrico ou hidráulico, ambos trazem grandes benefícios para as empresas, justamente pela versatilidade e capacidade de carga que atende às demandas de diversos setores comerciais.

O monta-carga hidráulico é um equipamento diferenciado, capaz de suportar até 500kg, sendo expressamente proibido o transporte de pessoas.

Por sua vez, o elevador monta-carga elétrico tem capacidade de até 300kg. A Espel fabrica elevadores monta carga elétricos com capacidade de 100, 200 e 300 kg, produzidos em aço inoxidável.

Quais os tipos de elevadores de carga que existem?

Os elevadores de carga, como o próprio nome já indica, são feitos para transportar cargas. A norma ABNT NBR 14712 estabelece três tipos de carregamento, podendo ser:

  • Carga comum (classe A): o peso é distribuído completamente e uma peça nunca deve pesar mais que 1/4 (25%) da carga nominal do elevador. O carregamento é feito através de empilhadeiras manuais.
  • Carga automotiva (classe B): o elevador é usado para transporte de veículos utilitários ou de passageiros.
  • Carga pesada (classe C): Quando o carregamento é feito por empilhadeira motorizada ou outros carregamentos com grande concentração de carga. É subdividida entre:

– C1: a empilhadeira se desloca com a carga;

– C2: o carregamento é motorizado ou manual, mas não vai com a carga;

– C3: grande concentração de carga

Como projetar um elevador monta carga

Para finalizar, disponibilizamos as dimensões e especificações dos elevadores, juntamente com o Bloco CAD de cada tipo de monta carga:

Elevador Monta Carga (100, 200 e 300kg)

Elevador Monta Carga Elétrico (300 e 500kg)

A Espel possui mais de 35 anos de experiência no mercado que se traduzem em profissionais altamente qualificados e capacitados, prontos para oferecer serviços de excelência e que atendam as mais diversas necessidades. Precisa de um elevador monta carga industrial? Fale conosco, solicite seu orçamento!

Talvez você também se interesse pelos artigos:

O que um síndico precisa saber sobre manutenção preventiva de elevadores? 8 itens fundamentais!

A importância da manutenção preventiva de elevador

Elevador para pessoas com mobilidade reduzida ou elevador comum? Veja qual o mais adequado para sua necessidade

Guia: Como Limpar Elevador de Inox

Importância da Acessibilidade em Clínicas

Modernização da cabina do elevador envolve aspectos técnicos e estéticos